Retrospectiva Final Fantasy

 

 
Retro

 

Muito antes de começarmos a matar monstros em Final Fantasy,uma pequena empresa chamada Square,passava por altos problemas financeiros,e em 1987 eles conheceram,um dos maiores males do mundo,conhecido também como falencia.

Depois de vários games que falharam como Death Trap,Cruise Chase Blasty,King’s Knight e o Side Scrolling “Alien”                                                                                                                                                                                                                                                              

 

MAGITEK-Final Fantasy VI

MAGITEK-Final Fantasy VI

E com recursos para fazer apenas mais um jogo foi imposto para um dos diretores da square,Hironobu Sakaguchi,para criar um game que salvasse a empresa.E quando perguntaram que tipo de jogo ele gostaria de fazer,ele respondeu “Não sei se tenho o necessário para fazer um bom jogo de ação.Acho que sou bom,em contar histórias-Hironobu Sakaguchique ironicamente nomeou o jogo de Final Fantasy(Fantasia Final)                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                

 

FF1Final Fantasy I foi lançado no dia 18 de dezembro de 1987,e foi inspirado em rpgs famosos como Dragon Quest,e alguns outros como Ultima.

 

Final Fantasy I (Sideview Battle system)sitema inovador para a época

Final Fantasy I (Sideview Battle system)sitema inovador para a época

O exemplar criado por Hironobu Sakaguchi  alterava o conceito RPG,Final Fantasy tinha um ENORME mundo para explorar,ótimos gráficos para a época,e implantava um inovador sistema de batalha,nomeado como SBS(Sideview Battle System).

 

O diretor foi o próprio Sakaguchi  , o designer, o criador de mangá Yoshitaka Amano,e a música foi feita pelo o veterano Nobuo Uematsu.

                                                                                                                                                   A história de Final Fantasy I ,contava sobre os “Quatro guerreiros da luz”portadores de artefatos elementais antigos,e hérois destinados a salvar o mundo de uma ameaça crescente.Final Fantasy é um game conhecido durante suas séries 2D,pois os cristais sempre eram o tema principal da história.Mas é importante destacar que em Final Fantasy I envolvia recuperar as 4 ORBS,e o unico cristal mencionado no jogo,é o olho da bruxa Matoya.A trama se baseava nos 4 guerreros da luz,matarem as 4 “Fiends”(sombras),e isso ia para Lich na caverna da Terra,Kary no vulcão de Gurgu,Kraken no santuário do mar,e Tiamat no castelo flutuante dos céus.Mas derrotando esses demonios,apenas revelava um mal maior,pois em conjunto,eleas haviam criado o Demonio Chaos no corpo de Garland(primero chefe enfrentado no game).Assim que Chaos é destruido o mundo volta ao normal e os hérois retornam para sua casa.

 

Chaos (Ultimo Chefe)

Chaos (Ultimo Chefe)

 

 

 

Para o tempo a história era ótima,mas longe do “drama”dos Final Fantasy atuais.Para a época Final Fantasy I era um RPG altamente customizavel,com muitas combinações de armas,e voce podia nomear seu personagem com até 4 espaços,e alem disso apresentava o sistema de classes,que era ,White Mage, Black Mage,Red Mage,Thief e Fighter,permitindo 30 combiações de grupos diferentes.Os personagens lutavam por dinhero e experiencia para um level maximo de 50.

                                                  

Classes de Final Fantasy I e suas respectivas evoluções.

Classes de Final Fantasy I e suas respectivas evoluções.

 

 

 

 

Final Fantasy,NÃO era um jogo fácil,era possivel encontrar grupos de inimigos com mais de 6 mosntros incrivelmente poderosos,e quando alguem do grupo,pegava status negativos como poison(evenenamento),nem dormindo em INN’s(dormitórios)curava,apenas com items.

Quando um personagem morria,não era possível de se reviver normalmente,para isso voce tinha que ir em igrejas nas cidades,e pagar uma certa quantia ao sacerdote.

E  além disso as magias no final do game,custavam quantias absurdas e absolutas de Gil,e os magos só podem aprender 3 tipos de mágia forçando o jogador as escolher extremamente bem .

Os veículos de Final Fantasy I  eram uma canoa,um barco,e por ultimo uma aeronave.Com os barcos só é possível pousar em portos nas cidades,mas com a aeronave,era possível crusar o mundo inteiro,e melhor,sem encontrar monstros.      

                                                              

Mapa mundi de Final Fantasy I

Mapa mundi de Final Fantasy I

 

 

 

 

E assim Final Fantasy se tornou um dos jogos mais vendidos dos anos 80,e um dos titulos de maiores sucessos do Nintendo Famicon , a historia de Sakaguchi fez nascer uma série altamente lucrativa,e provou que sua Fantasia era TUDO,menos Final.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

FF2ffan2-01O enorme sucesso da primeira série Final Fantasy, inspirou a criação de Final Fantasy II,exatamente a 1 ano depois do primeiro,no dia 17 de dezembro de 1988 .Como Final Fantasy I não foi previsto a ser um ENORME sucesso a história não tinha um final que “continuava”e isso fez a Square criar um game totalmente diferente,com aspectos do primeiro.

A equipe principal era constituida pelos o mesmos,Sakaguchi,Amano e Uematsu  .    

    

A história começa com quatro guerreiros fugindo das forças  do imperador de Palamecia,que atacou sua cidade natal de Fynn*Fin* e matou seus pais.Em Final Fantasy II nao havia profecia que relatasse que os hérois tinham que destruir o mal,pois os hérois nesse game eram,o guerreiro,Fírion,a maga,Maria,o monge,Guy,e o cavaleiro negro,Leon,ou seja,as classes em Final Fantasy II eram fixas ao contrário de Final Fantasy I,permitindo assim uma trama muito mais elaborada as personagens.

O sistema de level também mudou,em Final Fantasy II,eram evoluidos Atributos ao invés de leveis,como,pontos de vida,de magia,resistencia,força,espírito, agilidade,inteligencia e evasão. Elas cresciam se usadas bastante,de acordo com sua necessidade,o mesmo era parar armas e mágias.Esse novo sistema fez sucesso,pois dava ao jogador mais controle sobre o tipo de armadura,arma ou habilidade,porém,não foi muito bem elaborado,pois existia várias maneiras de trapaça ,truques para passar evoluir muito mais rápido,que não serão revelados aqui.

                                                    

Batalha de Final Fantasy II

Batalha de Final Fantasy II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Final Fantasy II também apresentou um novo estilo de seguir história,nele voce tinha que memorizar falas de NPCs   ,era um processo que envolvia muita investigação e tempo,por mais complicado que seja,essa nova maneira induziu um alto grau de interatividade “player/jogo”.

                                                   Final_Fantasy_II_partye também,foi um dos primeros Rpgs,e o primeiro Final Fantasy em que membros vinham e saíam do grupo,como  o mago branco Minwu,o pai de familia Josef   ,o montador de wyverns Ricard e o general Gordon.  Algo que assim se expandiu por todos os games da série em diante.

  

                                                                              

Mapa mundi Final Fantasy II

Mapa mundi Final Fantasy II

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como seu antecedente Final Fantasy II tinha um vasto mapa mundi,logo também tinha seus veículos,por boa parte do jogo,os veiculos se controlam sozinhos,até depois de um tempo obter o controle deles,e barcos nao precisavam mais pousar em portos.Um novo veivulo adicionado ao jogo foi o Snowmobile,que o liberava vasculhas areas nevadas.

 

                                                    

Chocobo,ave que surgiu em Final Fantasy II,e que aparece emtodos os games da série a partir daí

Chocobo,ave que surgiu em Final Fantasy II,e que aparece emtodos os games da série a partir daí

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se os jogadores tivessem sorte,enquanto passavam por uma floresta,encontravam um estabulo de chocobos,as famosas aves da série Final Fantasy.E montandos em chocobos,podia livremente andar no mapa mundi sem os encontros aleatórios de mosntros.Isso mesmo foi Final Fantasy II que introduziu ao mundo esses “bicudos”que aprendemos a amar durante a série.

 

Foi Final Fantasy II também que introduziu o primero CID,geralmente,mecanicos famosos,responsáveis pelos veiculos de todos os Final Fantasy,no caso de Final Fantasy II,um navio voador.

 

 

 

A história do game,era MUITO mais complicada e envolvente comparada a de Final Fantasy I,os personagens demonstravam emoçoes,e muitos hérois morriam diante a história pelo um bem maior,no total,6 pessoas boas morriam até o final do game.Uma das curiosidades mais extravagantes de Final Fantasy II,é que sua história lembra bastante o filme Star Wars Episódio:IV ,mostrando jovens hérois numa rebelião com um império impondo poder com um navio voador gigante e metalico,com a princesa destronada dentro dele (*Estrela da morte em Star Wars ).

 

 

Protótipo ingles de Final Fantasy II que nunca saiu.

Protótipo ingles de Final Fantasy II que nunca saiu.

Infelizmente FFII,nunca chegou a sair oficialmente nos EUA,que foi cancelado devido ao lançamento do super nintendo,que estava por vir.E o povo ocidental teve que esperar até 2003 ,quando ele foi relançado como Final fantasy Origins para PsOne(PlayStation 1)

 

E assim Final Fantasy II transformou uma série lucrativa,em uma franquia,e os fãns teriam de esperar cerca de 16 meses para jogar o próximo e o ultimo para o NES(Nintendinho)

 

 

 

                                  FinalF3 copy

Onion Knight,ou Cavalero Cebola(Classe inicial do game)

Onion Knight,ou Cavalero Cebola(Classe inicial do game)

 

 

Final Fantasy III foi lançado no japão em 27 de abril de 1990 e mais uma vez foi criado por Sakaguchi,Amano e  Uematsu .O game começava com quatro garotos orfãos,que se disfarçam de Onion Knights ,e que por causa de um terremoto,se abria uma caverna misteriosa escondida na ilha flutuante,cujo nela eles descobrem o cristal do vento que os contemplou com classes,como Arqueiro,Professor,Geomancer,Viking,Cavaleiro Mágico,Bardo e Sábio,além das classes clássicas como Mago branco,Mago negro,Mago vermelho e Cavaleiro,quanto mais cristais eram pegos,mais classes surgiam. Diferentemente de Final Fantasy I que no inicio do jogo voce pegava uma classe fixa aos personagens,em Final Fantasy III,você as podia trocar sempre,permitindo ao jogador uma melhor liberdade,e interação.A história punha os 4 hérois orfãos em uma guerra entre o bem e o mal,quando um era perturbado o outro elegiaguerreiros para restaurar o equilibrio.O jogo conta que eras atrás humanos tolos tentaram absorver o poder da luz,resultando no contra-ataque dos guerreiros das trevas.Os Golgans (um grupo de profetas cegos)previram que u

"Nuvem de trevas"mais conhecido como "Cloud of Darkness" o ultimo chefe,imagem de FF3 versão de NintendoDS

"Nuvem de trevas"mais conhecido como "Cloud of Darkness" o ultimo chefe,imagem de FF3 versão de NintendoDS

m dia o oposto aconteceria.E esses guerreiros da luz teriam de restaurar novamente a balança.Tudo isso foi aconteceu por causa do desprezível Mago Zand(um aprendiz do feiticeiro Noah) e um ser poderoso que se denominava “Nuvem de Trevas”,assim que são derrotados a balança volta ao normal e os hérois retornam para a casa.

 

 

 

 

 

 

Classes de Final Fantasy III(Imagem de FF3 em sua versão par ao NintendoDS)

Classes de Final Fantasy III(Imagem de FF3 em sua versão par ao NintendoDS)

 

 

 

 

Cada classe nesse jogo equipava armas e armaduras específicas e tinham uma habilidade especial única, fazendo aparecer mais uma opção no menu para o processamento delas.Isso deu aos Ladrões a habilidade de roubar,os Dragoons a habilidade de pular,mas é importante destacar que apesar das classes,todos evoluiam igualmente,pois o sistema de level de Final Fantasy I,retornou novamente.Duas classes novas significantes era Summoner*(Invocador)e Conjurer*(Conjurador),ambos podiam invocar seres mágicos pela a primeira vez na série,invocações como Odin,Ramuh,Ifrit , Shiva,Titan,Bahamut e Leviathan tiveram origem em Final Fantasy III,eles não se relacionavam a história mas sua ajuda concerteza era bem vinda.

 

 

Moogle a famosa criatura padrão que teve inicio em Final Fantasy III,e continua até as séries atuais

Moogle a famosa criatura padrão que teve inicio em Final Fantasy III,e continua até as séries atuais

 

 

 

Assim como Final Fantasy II introduziu os chocobos,o III introduziu os Moogles,criaturinhas alegres,pequenas,barulhentas,com asinhas de morcego,e sem roupas,que no jogo tinham a função de proteger o feiticeiro Dorga,o Moogle,assim como os Chocobos se tornaram fixos na série,aparecendo em todos os Final Fantasies daí em diante,podiam vim como vendedores amigaveis,criaturas misteriosas ou até mesmo entram para seu grupo (no caso de Final Fantasy VI).

 

 

 

Fat chocobo(Chocobo gordo)foi também introduzido em FFIII

Fat chocobo(Chocobo gordo)foi também introduzido em FFIII

 

  Outra criatura que fez sua primera aparição nesse game foi o Fatchocobo ou “Chocobo gordo”,com eles era possível depositar items quando o seu inventário estava cheio,fazendo esses  chocobos os engolirem aquilo que você queira guardar.                 

 

 

 

 

 

Mapa mundi de Final Fantasy III,nele aparecem varios novos veículos

Mapa mundi de Final Fantasy III,nele aparecem varios novos veículos

 

 

Em Final Fantasy III,foram introduzidos vários novos veículos como o submarino,e varias aeronaves,como o Nautilos,o Enterprise,e o Invencible que podia ser explorada por dentro como um castelo,ou uma cidade.Cid o ajudava mais uma vez,e seguia seu grupo por um tempo depois que voce o libertasse da cidade fantasma.

 

 

 

 

 

Infelizmente como Final Fantasy II,a terceira versão do jogo nunca chegou na américa,pois foi ofuscado pelo o Super Nintendo,e o lançamento de Final Fantasy IV.E mais uma vez os jogadroes ocidentais tiveram que esperar até sair sua versão para o NintendoDS.

 

Bom,esse é o fim dos Final Fantasies de Nintendinho e a chegada de Final Fantasy IV num mundo “novo” á 16bits.Vamos agora para a era do SNES ou Super Nintendo.

 

CONTINUA AQUI: https://rpglair.wordpress.com/2009/05/12/retrospectiva-final-fantasy-pt-2/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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~ por omnichrome em maio 10, 2009.

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